Artesanato na moda como personagem principal, a artesania entra em cena e revela a mágica do feito á mão, da palpitação do tempo humano, aquele que não é contado em horas, em dias...mas por processos, por resultados únicos.
Grandes e pequenos talentos somando esforços e mostrando sim, que o artesanato é atual, tem e merece seu lugar na moda. Em desfiles como o de Helen Rödel,
me deparei com peças que transpõe o artesanato no tempo, combinações surpreendentes de crochê em ponto pipoca, modelagens que eram mais moldagens no corpo, num contexto de mistura perfeita de tendência e moda atemporal, como ela mesma disse no site do evento: "Penso que as técnicas manuais são o passado, e agora são o futuro. São artes tradicionais e de infinitas possibilidades para as quais eu oferto a minha visão. Essa fantástica combinação de uma agulha, fios, mãos e mente presente me encanta sobremaneira e meu esforço em renovar a técnica é, além de realização pessoal e crença, uma vontade sincera de que ela se mantenha viva carregando consigo a mudança dos tempos". Precisa dizer mais sobre ela? perfeita obra.
E assim como ela muitos outros dos quais eu desconhecia o trabalho, me encantaram. Logo posto fotos, porque só vendo pra entender a magnitude do Dragão como lançador de moda, como uma proposta afirmativa de mercado de moda para o artesanato.
Como disse Ronaldo Fraga em sua oficina: "Meus olhos brilham pelo Brasil feito á mão." nem precisa
comentar porque é o estilista o qual mais admiro o trabalho. Artesanato e moda em doses essênciais.
Eu e Ronaldo Fraga, na Oficina que fiz com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário